Livros

Livros

domingo, 29 de abril de 2018

Talitha Cumi



A primeira vez que a vi foi quando me abriguei na entrada daquele prédio, por causa de um repentino aguaceiro, o Inverno renitente em partir, como se procurasse estender a sua estadia por um qualquer capricho de última hora, ou talvez encantado pelo rosto fresco e florido da Primavera que se aproximava, pois, é possível, eu, incauto, apenas a olhar para o calendário, daí que, nessa manhã, ao sair, desprezasse o guarda-chuva, porém, ao final da tarde, no regresso a casa, assim que saio da estação, os céus resolvem limpar da terra os nossos pecados, surpreendido, corro até à entrada mais próxima, ali fico durante o necessário, mais dois ou três incautos, recém-chegados no mesmo comboio, juntam-se-me, no hoje evitam-se olhares, não compreendo, nem quero, olho à minha volta e descubro-a a um canto, muito encolhida, com uma mesita, à sua frente, que quase a cobria por completo, sobre a mesa umas agora esquálidas florezitas, deslustradas, enterneceu-me aquela visão, nisto uma mulher, creio que fosse mãe, aproxima-se, a tossir ruidosamente, percebo-lhe veemência nos gestos, repreende a menina por não ter acautelado uma protecção para as flores aquando do aguaceiro, espanta-me que não se tenha apercebido de que os céus igualmente sobre a menina, tal o dó de a olhar, também ela deslustrada, esquálida, as roupas, já de si pobres, agora encharcadas, apenas acentuavam a carência de dignidade nas refeições (...)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.